Se você não sabe quem é Mark Zuckerberg provavelmente você estava dormindo nas últimas décadas. Conhecido por ser um dos fundadores do Facebook, uma das redes sociais mais acessadas no mundo, Zuckerberg desenvolveu o Facebook de dentro do seu quarto em Harvard enquanto cursava Ciência da Computação.
Nascido em 14 de maio de 1984, Filho de pais Judeus, desde cedo começou a estudar programação, talvez alguns possam pensar que ele conseguiu fundar o Facebook na base da sorte, esses não imaginam que Zuckerberg também é um gênio em matemática e física chegando a ganhar diversas premiações por causa disso.
Curiosidades sobre o fundador do Facebook
Primeira curiosidade sobre Zuckerberg é que além de escrever códigos de linguagem de programação, ele também sabe ler e escrever em latim, grego, hebraico e francês.
Mark Zuckerberg aprendeu programação quando ainda era muito jovem. Todo esse universo da programação lhe foi apresentado pelo seu pai que deu a ele um livro de programação em C++.
A primeira criação de sucesso de Zuckerberg não foi o Facebook, antes disso ele tinha criado chats e até mesmo um player de música chamado “Synapse” que utilizava inteligência artificial encontrando um padrão nas músicas que o usuário gostava de ouvir, então o Synapse gerava listas com base no gosto musical do usuário.
Quando veio a popularidade
A popularidade de Mark Zuckerberg em Harvard se deu depois que ele desenvolveu um site chamado “Facemash” onde o usuário poderia votar em qual seria a garota mais atraente da universidade. Isso causou uma repercussão que acabou levando-o ao conselho da faculdade porque ele tinha usado imagens sem autorização, tal acontecimento é mostrado no filme “A rede Social”.
Mark Zuckerberg foi a pessoa mais jovem do mundo a se tornar um bilionário, aos 23 anos ele atingiu essa marca. Por muitos anos ele esteve entre as dez pessoas mais ricas do mundo, deixando essa marca recentemente após investimentos no Metaverso.
Ele nunca terminou a faculdade
Zuckerberg nunca chegou a concluir oficialmente seu curso em Harvard, pois logo depois de lançar o Facebook acabou ficando sem tempo para os estudos, mas em 2017 em visita à famosa universidade ele recebeu o diploma honorário, agora poderia se considerar oficialmente formado em Harvard.
Um fato interessante é que Zuckerberg investe pesado em sua segurança pessoal, todos os anos são gastos em torno de 8 milhões de dólares apenas em sua segurança. Existe uma foto famosa em que ele usa um adesivo na câmera de seu computador, isso acabou levando uma série de especulações sobre possibilidades de hackear esses dispositivos.
Poucas pessoas sabem desse fato, mas Mark Zuckerberg é daltônico, existem algumas cores que ele não consegue assimilar, o fato de o Facebook ser na cor azul é justamente por esse motivo, as cores azuis são de mais fácil visualização pelo bilionário.
Falência de Mark Zuckerberg
Nos últimos anos o fundador do Facebook tem concentrado seus esforços no projeto de metaverso, chegando até a mudar o nome da companhia do Facebook para simplesmente “Meta” mudança que gerou memes e piadas por muita gente.
O investimento no metaverso tem custado bilhões para Mark, alguns apontam que o metaverso será um fracasso e que nunca vai decolar, recentemente as ações da Meta tem caído bastante, trazendo prejuízos bilionários para Zuckerberg.
Agora Mark, que antes estava entre as três pessoas mais ricas do planeta, agora tem caído para 23º posição do ranking da Bloomberg. Será que Zuckerberg vai dar a volta por cima e mostrar que é capaz de se reinventar nesse universo tecnológico que muda a cada dia? Veremos.



