Se você deseja ser um programador isso pode ser fácil hoje em dia, pois a quantidade de recursos que temos é imensa, desde vídeos aulas no YouTube, artigos e livros, tudo facilita para começar a aprender sua primeira linguagem de programação.
Diferente do que muitos pensam, você não precisa estar fazendo uma faculdade de TI (Tecnologia da Informação) para aprender uma linguagem de programação, alguns defendem que desde o ensino fundamental ao médio deveria ser ensinado as linguagens de programação mais populares.
Quais as vantagens de aprender uma linguagem de programação?
Além disso, aprender uma linguagem de programação pode ter vários benefícios, que são: melhora no raciocínio lógico, estimula um pensamento sistêmico, ajuda a resolver problemas com maior rapidez, faz de você uma pessoa mais organizada e te deixará mais criativo.
É importante lembrar que o mercado de TI está em constante crescimento e a demanda por programadores aumenta a cada ano, se você for um bom programador dificilmente você ficará desempregado e o melhor de tudo isso é que você não precisa ter um diploma, pois boa parte das empresas não tem isso como requisito.
Pensando nisso foi preparado essa lista das melhores linguagens de programação para aprender em 2023. A intenção desse artigo é auxiliar o leitor na escolha de qual linguagem de programação aprender primeiro para iniciar sua carreira como programador.
1. Java
A linguagem de programação Java é uma das mais ensinadas nas faculdades e também uma das mais usadas em todo o mundo, sempre que temos uma lista das linguagens de programação mais usadas, Java está entre elas.
Provavelmente você já teve contato com Java hoje, pois a lista de aplicações para Java é enorme, seu slogan principal é: “Escreva uma vez, execute em qualquer lugar”. Java pode ser encontrado em aplicativos Android, dispositivos IoT, TVs, relógios, aplicações web, carros, sistemas de bancos e muito mais.
Por ser Orientada a Objetos (POO) não é difícil de se aprender, em Java tudo pode ser tratado como objeto, sua sintaxe se aproxima da linguagem humana, sendo considerada uma linguagem de alto nível.
O mercado para Java também está em crescimento, existem muitas vagas no Brasil e no exterior para quem deseja trabalhar com essa tecnologia, além disso, o salário para programadores Java é um dos melhores do mercado.
2. Python
Essa também é uma linguagem de alto nível, isto é, sua sintaxe se aproxima da linguagem humana. Já vi profissionais de TI se referindo a linguagem de programação Python como “mamão com açúcar” por ter uma sintaxe muito simples.
Nos últimos anos Python tem atraído bastante atenção, chegando a ser uma das linguagens de programação mais populares. Podemos usar Python em diversas aplicações como: desenvolvimento Web, automação de tarefas, desktop e ciência de dados.
Porém é na área de ciência de dados que Python tem ganhado maior atenção nos últimos anos, devido a demanda das organizações em conseguir vantagens competitivas através da extração de conhecimento em grandes bases de dados, Amazon, Netflix e Facebook são exemplos de empresas que usam data science em suas aplicações.
No mercado de trabalho Python também não vai te deixar na mão, existem muitas vagas disponíveis esperando pelo próximo programador de Python, mas a maioria das vagas são voltadas para Ciência de Dados e também para desenvolvimento Web, inclusive o uso de Python na Web tem crescido bastante.
3. C++
Se você pretende programar jogos, deve considerar aprender a linguagem C++, que é uma linguagem de programação de alto nível, muito usada em aplicações como: Navegadores web, games, sistemas operacionais, media players, sistemas de automação comercial e muitas outras aplicações para essa tecnologia tão importante para a indústria.
De fato o C++ é uma linguagem muito importante para a indústria, prova disso é que maioria dos sistemas operacionais foram escritos em C++, navegadores famosos como Firefox, Safari e Opera também foram escritos com essa linguagem de programação, até a Nasa utiliza C++ para escrever programas de drones que voarão por outros planetas.
O mercado para C++ está fortemente relacionado com o desenvolvimento de games, mas também existem muitas vagas para o setor de automação comercial, nesse caso é preciso estudar com foco específico. Considerada por muitos uma linguagem difícil de se aprender, existe uma grande demanda por esse profissional.
4. JavaScript
Nos últimos anos o programador JavaScript tem sido o profissional mais requisitado do mercado, sua popularidade aumentou consideravelmente devido ao seu grandioso ecossistema, quase toda a internet que hoje conhecemos é construída com JavaScript.
Com JavaScript é possível criar sites, sistemas Web, aplicativos para Android, programas desktop, jogos, programação para dispositivos IoT e muitas outras aplicações. Aprendendo JavaScript você terá a sua disposição uma comunidade gigante e muito conteúdo para se especializar nessa tecnologia.
Junto com o JavaScript é necessário também aprender HTML e CSS para construir suas primeiras aplicações Web e assim colocar seus projetos em prática, depois será necessário aprender um framework como o React Native que possibilita o desenvolvimento de aplicativos nativos.
Existe uma grande quantidade de vagas para programadores JavaScript Junior no LinkedIn, em uma pesquisa rápida você encontrará aproximadamente 27 mil vagas disponíveis, geralmente você vai precisar saber JavaScript, HTML, CSS e pelo menos uns 3 frameworks para conseguir uma vaga na área.
5. PHP
Criado em 1994 por Rasmus Lerdof, o PHP é uma linguagem de programação server-side (lado servidor) usada para criar páginas dinâmicas na web, é considerada uma linguagem fácil de aprender e possui uma comunidade ativa e gigante.
Atualmente o PHP está rodando em aproximadamente 77,5% de todos os sites conhecidos da internet, diferente do que alguns pensam, o PHP está mais vivo do que nunca. O WordPress, CMS mais usado para gerenciar sites na internet também é baseado em PHP.
Muita gente iniciou sua carreira de programador através do PHP, devido a facilidade de aprendizado e a grande quantidade conteúdo disponível que vão desde cursos no YouTube, ebooks e apostilas gratuitas.
É também uma ótima porta para o mercado de trabalho como programador, pois existem muitas vagas disponíveis para esse profissional em todo Brasil. Conhecer os principais frameworks PHP é muito importante para conseguir uma vaga na área.
6. Dart
Desenvolvida pela Google, Dart é uma linguagem de programação relativamente nova que inicialmente tinha como proposta substituir o JavaScript, algo que não teve sucesso, porém a Google não desistiu dessa tecnologia.
Recentemente com o surgimento do framework Flutter que usa o Dart como base, trouxe uma nova perspectiva para a linguagem. O Flutter tem crescido exponencialmente nos últimos anos, sendo adotado por grandes empresas para construção de aplicativos nativos, desenvolvimento web e até aplicações para Windows, Linux e MacOS.
A comunidade Flutter está crescendo bastante, é possível encontrar bastante material de apoio para estudar a tecnologia, vale muito a pena iniciar sua carreira como programador utilizando Dart e Flutter.
O mercado de trabalho para Flutter é bastante promissor, é possível perceber isso quando empresas como Nubank, Banco BS2, Microsoft e iFood adotaram a tecnologia em suas aplicações, além disso, é possível encontrar centenas de vagas no LinkedIn apenas no Brasil.
7. C# (C Sharp)
É uma linguagem de programação criada pela Microsoft para criação de aplicações robustas, sua sintaxe é muito parecida com a de Java, sendo considerada uma linguagem de programação de fácil aprendizado.
É uma das principais linguagens da plataforma .NET da Microsoft que semelhantemente ao Java consegue rodar programas em qualquer local que estiver executando o .NET Framework. São muitas as aplicações do C#, dentre elas é possível construir aplicações web, desenvolver jogos e aplicativos desktop.
Além da documentação da linguagem C# disponibilizada pela Microsoft, existe muito material para estudar essa tecnologia, além disso, o mercado de trabalho para o programador C# está em constante crescimento, sem dúvidas vale a pena aprender essa linguagem de programação.
Considerações finais
Para obter sucesso como programador é necessário dedicação, você não precisa aprender todas as linguagens de programação, mas você precisa focar em uma tecnologia e aprender os componentes mais importantes do seu ecossistema. Sempre em constante atualização, o bom programador jamais ficará sem emprego.



